Cadastre-se


22/09/2017

Ficiencias 2017 bate recorde de alunos inscritos

Durante os dias de feira, jovens estudantes apresentam ideias inovadoras nas diversas áreas de engenharias e ciências

Ficiencias 2017 bate recorde de alunos inscritos

Quando o assunto é inovação e tecnologia a Ficiencias tem se tornado referência para estudantes brasileiros do Paraná, paraguaios e argentinos do ensino fundamental, médio, médio técnico profissionalizante e EJA em níveis equivalentes. A sexta edição da Feira de Inovação de Ciências e Engenharias, a ser realizada entre 07 e 10 de novembro no Hotel Golden Park Internacional, em Foz do Iguaçu, já bateu recorde de alunos inscritos: foram mais de 1100 quase duas vezes mais do que em 2012. 

A organização contabilizou 371 trabalhos aptos para avaliação no período de 01 de junho a 31 de agosto. Desses, 120 serão selecionados para participar da Feira na Terra das Cataratas. A divulgação dos finalistas será feita no próximo dia 02 de outubro, no site www.ficiencias.org

Assim como nas demais edições serão premiados os projetos destaque que receberem maior pontuação por parte dos professores avaliadores, profissionais relacionados a universidades que possuam mais de três anos de especialização. Os trabalhos classificados como primeiro, segundo e terceiro lugares receberão prêmios em dinheiro. 

Também haverá premiação nas categorias Menção Honrosa, que avalia quesitos como Empreendedorismo, Sustentabilidade e Benefício Social; participação no Programa de Vivência Estudantil, que contempla conhecer projetos da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu – BR; e medalhas para os destaques nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciência da Saúde, Ciências Exatas e da Terra. 

Segundo o aluno Gerhard Egewartht, veterano que já foi contemplado com a premiação Vivência Estudantil,“participar da Ficiencias foi uma experiência única na minha vida, a qual eu pude ampliar meus horizontes e meu campo de conhecimento, inclusive conhecer a Universidade em que estudo hoje, a Unila. Só tenho a agradecer a Ficiencias que proporcionou essa oportunidade que contribuiu com a tomada de decisão e seguir adiante”. 

Sobre a Ficiecias 

A Ficiencias é caracterizada como um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras contribuindo com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. Visa promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. Também, é um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Universitário. 

A Feira acontece por meio de parcerias entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Itaipu Binacional; Secretaria de Educação do Paraná; Fundação Araucária; Unicentro; Unioeste; UEPG; UTFPR; IFPR; UEL; UEM; UFFS; e Universidad Nacional de Misiones.  

O apoio fica por conta da Web Rádio Água; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia; e Governo Federal.

Foto: Jean Pavão 

 

LEIA MAIS