Cadastre-se


20/09/2013

Se liga no livro

A partir do mês de setembro, a Lumen FM, já conhecida por ter uma programação que valoriza a cultura, está com uma novidade para reforçar esse conceito: é a campanha Se Liga no Livro, uma ação para incentivar a leitura em Curitiba.

A equipe da emissora está mobilizada para tentar mudar o cenário revelado na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Ibope/Fundação Pró-Livro - 2011), que mostra que o brasileiro lê em média apenas 2,1 livros por ano.  De acordo com a pesquisa, cerca de 75% da população nunca frequentou uma biblioteca e o número de leitores no país caiu 9,1% de 2007 para 2011. Além disso, a Região Sul teve uma das maiores quedas, está abaixo da média de leitores no país e conta apenas com 13% do total de 88,2 milhões de leitores no Brasil.

Na primeira fase da campanha, a Lumen FM realizará ações que envolvem mudanças na grade de programação da emissora:

Boletins diários “Se Liga no Livro” - Para conectar os ouvintes com o mundo da leitura, diariamente na 99.5 serão veiculados boletins informativos sobre projetos, iniciativas e diversas ações que incentivam a leitura na cidade, no Brasil e no mundo. A ideia é mobilizar aqueles que já gostam de ler, a participar de projetos simples de doações e compartilhamento de livros e experiências com a leitura.  Serão divulgados projetos que já transformaram a vida de muita gente.

Os boletins “Se Liga no Livro” vão ao ar diariamente na Lumen FM às 8h, 12h30, 18h30 e 21h.

Outra ação que faz parte da campanha é o programa semanal “Se Liga na Letra”, que estreia no dia 15 de setembro. Apresentado e produzido pelo professor de literatura e poeta curitibano, Marcelo Sandmann, o programa “Se Liga na Letra” une as linguagens da música e literatura, chamando a atenção do ouvinte para a canção, a transformação da palavra por meio da música.

Marcelo Sandmann é curitibano, doutor em Teoria e História Literária, professor da Universidade Federal do Paraná. Já publicou poesias e ensaios sobre música popular e literatura brasileira, além de ter três livros de poesia publicados: Lírico Renitente, Criptógrafo Amador e Na Franja dos Dias. Sandmann é também compositor de canções em parceria com compositores e músicos paranaenses, além de redator de textos e roteiros para espetáculos cênicos e musicais realizados na cidade.

O programa Se Liga na Letra vai ao ar na Lumen FM todo domingo, às 18h30, com reprise às quartas-feiras, às 23h.

 

LEIA MAIS