Equipe Técnica da Educação realiza formação com os agentes de apoio para estudantes com TEA
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Equipe Técnica da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira, 16, na UNIGUAÇU, um dia de formação com os agentes de apoio, profissionais que vão trabalhar nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).
Cerca de 30 novos profissionais foram contratados pelo Governo Municipal para atender a grande demanda de estudantes com diagnóstico, principalmente, do Transtorno de Espectro Autista (TEA).
Esses agentes vão acompanhar os alunos com TEA nível 1, no ensino fundamental, e nível 1 e 2 nos CMEI’s e Educação Infantil. Além destes, o município conta com 17 professores do Plano de Atendimento da Educação Especial (PAEE), que atendem estudantes com TEA, nível 2, no ensino fundamental.
Uma das profissionais na formação foi a psicóloga Bruna Carlos Marques. “O cargo de Agente de Apoio foi criado no final do ano passado porque observou-se um aumento no número de estudantes com esse tipo de transtorno”, explicou.
O agente Felipe Gabriel de Souza Ghisleri contou que é um trabalho desafiador. “São crianças especiais e que terão todo o nosso apoio para seu pleno desenvolvimento”, salientou.
Para a agente Loísa Rodigheri a missão vai ser facilitar o processo da aprendizagem para esses estudantes. “É uma atividade que eu gosto e me realiza”, destacou.
A secretária de Educação, Solange Gamba, enfatizou que a inclusão é uma das grandes metas e objetivos de quem é responsável pelo ensino. “Não devemos medir esforços para garantir essa inclusão”, completou.
Também participaram da formação os coordenadores das escolas e CMEI’s.