Publicidade

UNILA é apontada como política pública para integração

UNILA é apontada como política pública para integração
Compartilhe

Ministros e altas autoridades da Educação de 16 países reuniram-se na semana passada para discutir integração e outros temas

A reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira, participou da Reunião Ministerial e de Altas Autoridades sobre Educação Superior da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que ocorreu em Cartagena das Índias, Colômbia, nos dias 16 e 17 de outubro. No encontro, a Universidade foi citada como uma política pública de integração regional por Lucia Pellanda, representante do ministro da Educação, Camilo Santana.

A definição de uma agenda comum de integração da educação superior e o seu fortalecimento como direito fundamental foi tema das discussões do encontro, que reuniu delegações de 16 países e observadores de organismos internacionais. “É muito importante a participação da UNILA neste espaço comum de construção da educação superior para a América Latina e o Caribe”, comenta a reitora.

Segundo Diana, a presença da UNILA neste encontro permitiu discutir temas presentes no cotidiano da universidade como o reconhecimento de títulos; o multilinguismo; a internacionalização; as políticas de ingresso e permanência estudantil; e as condições para que egressos retornem e contribuam em seus países de origem. “Encontros como esses ajudam a pensar em soluções conjuntas e a fortalecer a cooperação entre instituições, governos e pessoas que acreditam na educação como um caminho comum para o desenvolvimento regional”, reforça.

Organizada pelo Ministério da Educação Nacional da Colômbia, no âmbito da Presidência Pro Tempore do país, a reunião contou com a participação de ministros, vice-ministros e autoridades da região. A UNILA esteve presente ao lado de organizações como o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces), Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), Associação Colombiana de Universidades (Ascun), Conselho Universitário CELAC-UE.

A reunião culminou na elaboração de um plano de trabalho para viabilizar as questões propostas e fomentar o debate contínuo entre ministros e a comunidade acadêmica sobre a educação superior e a integração social. As conclusões desse encontro foram integradas à Declaração Final, que será levada à Cumbre de presidentes, a ser realizada em novembro de 2025 em Santa Marta, Colômbia.


Compartilhe