Vestibular Agendado Uniguaçu 2026

20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu terá programação nos bairros

20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu terá programação nos bairros
Imagem: Assessoria/PMFI
Compartilhe

Escolas municipais, CREAS, Centro de Convivência do Bubas, Quilombo da Vila C e outros espaços da cidade receberão bate-papos com escritores e workshops

A 20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu também vai para os bairros da cidade: entre quarta (14) e sexta-feira (16), a programação de um dos eventos literários mais relevantes do Paraná acontece simultaneamente em escolas municipais, no Centro de Convivência Bubas, no CREAS II, no Caps Infantil, e outros locais, permitindo que mais pessoas possam aproveitar as atrações.

Serão bate-papos com escritores que estarão na programação central, promovida no Complexo Central de Grandes Eventos (que envolve as praças da Paz e Getúlio Vargas, Calçadão da Rio Branco e Fundação Cultural), oficina, curso e workshops de gastronomia, oferecidos em uma parceria com o Senac.

“A intenção é aproveitar que esses autores reconhecidos nacionalmente e até internacionalmente estarão na cidade e levá-los para os bairros, para ampliar o acesso à nossa Feira Internacional do Livro”, afirma o diretor-presidente da Fundação Cultural, Dalmont Benites.

Sobre a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu

Mais 50 atrações, entre cerca de 30 escritores, shows musicais, exposições de artes e de livros, mesas de debate, cozinha literária, e muito mais, compõem a programação da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu em 2025. A abertura oficial será na quarta-feira (12), às 19h, e o evento segue até domingo (16).

A organização da feira é da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural, e o tema desta edição é “Da literatura ao conhecimento”. Serão homenageados Santos Dumont, pioneiro da aviação que visitou as Cataratas do Iguaçu e contribuiu para sua transformação em patrimônio público, e Dalton Trevisan, renomado escritor paranaense e referência da literatura nacional. A programação completa do evento está disponível no site da Fundação Cultural: https://culturafoz.pmfi.pr.gov.br/.

Confira a programação nos bairros da 20ª FILFI:

Dia 12

14h – Bate-papo sobre Dalton Trevisan – Fabiana Faversani – CREAS II (Jardim América)

14h30 – Bate-papo – Literatura bilíngue – espanhol / português – Glória Kirinus – Escola Municipal Elenice Milhorança (Jardim América)

14h30 – Bate-papo – A casa das vogais – Henrique Rodrigues – Centro de Convivência Francisco Bubas

16h – Workshop Céu de Sabores: A Gastronomia de Santos Dumont – Descubra como o espírito inovador do pai da inovação inspira a arte de cozinhar – Restaurante-escola Senac. Inscrições pelo link: https://forms.gle/UfPev38LsZm68FBX7

Dia 13

9h – Bate-papo – O sapinho que não sabia nadar – William Santiago – Núcleo Criança de Valor

9h – Bate-papo – A casa das vogais – Henrique Rodrigues – Escola Municipal Cândido Portinari

9h15 – Bate-papo – O clube verde e a liga dos solos – Morgana Kretzmann – Estação Cultural João Sampaio

14h30 – Bate-papo – A casa das vogais – Henrique Rodrigues – Escola Municipal Ademar Marques Curvo

14h30 – Oficina – Memórias da terra – Uma vivência que une arte, ancestralidade e imaginação – Aliã Wamiri Guajajara – Aldeia Arapy

19h – Livro: Áurea – Henrique Rodrigues – Escola Municipal João Adão

Dia 14

9h – Bate-papo / Contação de histórias – Quando minha mãe voou no 14 Bis – Penélope Martins – CAPS Infantil (Jardim Guarapuava)

9h – Bate-papo – Lucas Mota – Centro POP

14h – Curso de reparo de livros – Estação Cultural Vila C

14h30 – Bate-papo – Paulo Scott – Quilombo (Rua H, Vila C)

16h – Workshop Três nações à mesa: Sabores da tríplice fronteira – Uma viagem gastronômica por Brasil, Paraguai e Argentina – três culturas, um só sabor! – Restaurante-escola Senac. Inscrições pelo link: https://forms.gle/xjqxfG6WAJh1dgZn8

19h – Bate-papo – José Eduardo Agualusa – Unioeste

Por ASSESSORIA


Compartilhe