Hotéis Viale Doam Livros À Biblioteca Do Mitre
Os alunos do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, no centro de Foz, receberam mais de 150 livros; a doação integra o acervo da biblioteca da instituição de ensino que faz parte da história do município
Apesar das leituras frenéticas nos smartphones e de a internet configurar como item indispensável, as bibliotecas ainda contribuem ativamente para o desenvolvimento intelectual. Para valorizar um desses espaços em Foz do Iguaçu, os diretores dos Hotéis Viale decidiram atender a um pedido da direção do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre e doar quase 150 livros a biblioteca da instituição. A entrega aconteceu nesta terça (02), às 16h30, na biblioteca do colégio – que fica a poucos metros do hotel Viale Tower, uma das unidades da rede hoteleira iguaçuense, numa área considerada centro histórico.
Há exemplares de Literatura, História, Geografia, além de dicionários, guias, etc. O valor da doação gira em torno de R$ 2.000,00. De acordo com Sônia Rorato, diretora do hotel Viale Tower, a direção do colégio fez uma relação dos livros de que a biblioteca precisava. “Ficamos muito felizes em contribuir”, disse ela. “Eu estudei lá, meus irmãos estudaram lá e esse colégio faz parte das vidas de muitos iguaçuenses.” Para Paulo Baldan, diretor dos Hotéis Viale, a ação é uma forma de contribuição para que o Mitre cumpra a função que exerce há décadas: “Minha mãe também estudou lá”, relembra.
Para o diretor do Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, Laércio Boufleuer, o repasse dos livros tornou mais atual o acervo da instituição que atende aproximadamente 900 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. “Alguns alunos possuem acesso a material de leitura apenas por meio escola,” pontua o diretor, “e, quanto mais equipada a biblioteca, mais abrangente será o atendimento.”
Colégio Bartolomeu Mitre
O Colégio Estadual Bartolomeu Mitre foi criado em 1927 e é a instituição de ensino mais antiga de Foz do Iguaçu. Está localizado na Avenida Jorge Schimmelpfeng, 351, no centro. O prédio é histórico e, a partir de 2020, passará a funcionar como Colégio Militar, conforme decreto do governo estadual do Paraná.