Artista plástica Karina Amadori realiza oficinas educativas em Foz do Iguaçu

Projeto “A Arte da Seda Paranaense” chega às escolas da rede pública com atividades interativas sobre arte, natureza e sustentabilidade
Amanhã e sexta-feira (dias 21 e 22 de agosto), a artista plástica Karina Amadori estará em Foz do Iguaçu para conduzir oficinas educativas com alunos da rede pública de ensino. As atividades integram o projeto “A Arte da Seda Paranaense – Ação Educativa para Escolas Públicas”, que propõe uma experiência sensível e transformadora ao unir arte, história, natureza e sustentabilidade.
Durante os encontros, Karina Amadori apresentará dinâmicas que aproximam os estudantes do universo da arte contemporânea e do processo criativo. As oficinas exploram o fio e o casulo do bicho-da-seda como matéria-prima artística, convidando os participantes a refletirem sobre identidade regional, preservação ambiental e valorização da cultura paranaense.
A programação inclui três oficinas principais que serão realizadas com três turmas de estudantes: “Desvendando a Meada”, que estimula a criação a partir de fios de seda; “A Metamorfose do Casulo”, pintura sensorial inspirada na natureza; e “O Universo dentro do Casulo”, exercício de escrita criativa e coletiva.
“Envolver os estudantes nesse trabalho é uma forma de despertar a imaginação e ampliar os horizontes das crianças e jovens. A seda, tão ligada à história do Paraná, é um ponto de partida para pensar a arte, a natureza e também os nossos sonhos coletivos”, destaca a artista Karina Amadori.
O projeto conta com a parceria da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Para o diretor-presidente da instituição, Dalmont Benites, a iniciativa fortalece a conexão entre os estudantes e a riqueza cultural do Paraná:
“Esse contato direto com a arte abre caminhos para que as crianças conheçam mais sobre o nosso estado, sua história e sua produção cultural. É um exercício de sensibilidade e pertencimento que certamente marcará a vida desses alunos”, afirma.
As oficinas
As oficinas educativas com a artista plástica Karina Amadori serão realizadas na Estação Cultural Haroldo Alvarenga e em outros dois espaços. Nesta quinta-feira (21), às 14h, a atividade será na Estação Cultural, com alunos do 5º ano da Escola Municipal Parigot de Souza.
Já na sexta-feira (22), às 9h, a oficina será realizada na Escola Municipal Cecília Meireles. No mesmo dia, às 14h, o vai ocorrer na sede da Associação Fraternidade Aliança (AFA), reunindo crianças e adolescentes em torno da arte e da criatividade.
A participação das turmas é limitada e gratuita e os materiais utilizados são disponibilizados pela artista.
Sobre a artista
Paranaense de Pato Branco, Karina Amadori vive em Curitiba e desenvolve uma pesquisa artística que transita entre instalação, escultura, cerâmica e arte têxtil. Suas obras já foram apresentadas em mostras no Brasil, Argentina, Paraguai, França, Espanha e Itália, além de participações na Bienal de Curitiba e exposições em instituições como o MAC-PR e o Museu Paranaense (MUPA).
Atualmente a mostra “DEVOÇÃO”, que também integra o projeto “A Arte da Seda Paranaense”, está aberta ao público na Estação Cultural Haroldo Alvarenga, em Foz do Iguaçu. A exposição, que tem o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, pode ser visitada até o dia 12 de setembro.
Em “DEVOÇÃO”, Karina Amadori explora a seda e as araucárias como símbolos de identidade, memória e pertencimento, reafirmando sua pesquisa artística em torno da natureza paranaense. A delicadeza da matéria-prima e a força das formas naturais se encontram em obras que convidam à contemplação e ao diálogo entre tradição e contemporaneidade.
Serviço
Até 12 de setembro de 2025
Estação Cultural Haroldo Alvarenga – Praça Getúlio Vargas, Centro – Foz do Iguaçu
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Entrada gratuita
Informações: (45) 3521-1511