Foz do Iguaçu celebra 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China
Evento acontece no dia 11 de fevereiro, na Praça da Paz, com diversas atividades artísticas e culturais para aproximar o público da cultura e das tradições chinesas
Para celebrar os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, Foz do Iguaçu será palco das festividades do Ano Novo Chinês. O evento acontece no dia 11 de fevereiro (domingo), a partir das 10 horas da manhã na Praça da Paz, durante a tradicional feirinha da JK.
O espaço será decorado com a temática da data e terá programações artísticas que integram as culturas brasileira e chinesa, como a apresentação da Banda Ibrachina Musical Project, que adapta canções em mandarim para ritmos brasileiros. Além disso, o evento também terá as apresentações do Grupo de Música Tradicional Chinesa e Grupo de Macau.
A celebração é organizada pela Embaixada da República Popular da China no Brasil e Consulado Geral da China em São Paulo, e realizado pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Fundação Cultural e o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina).
A festividade, que promete ser uma experiência única de integração cultural, reforça os laços diplomáticos construídos entre Brasil e China nos últimos anos, além de promover o Destino Iguaçu como um ponto turístico internacional.
“Esperamos uma festividade única, repleta de apresentações culturais que marcam também os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, uma jornada marcada por colaboração contínua, entendimento mútuo e um enriquecedor intercâmbio cultural”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.
Como resultado deste intercâmbio, o município passou a integrar a Aliança Internacional de Turismo das cidades da Rota da Seda, sendo Foz do Iguaçu a única cidade das Américas convidada como membro fundador.
“A integração entre as culturas dos dois países estimula a criação de novas parcerias promissoras, abrindo mais um capítulo positivo na relação entre Brasil e China. Foz do Iguaçu é o local perfeito para este evento e um dos destinos recomendados para turistas chineses em todo o mundo, graças à hospitalidade do seu povo e às belezas naturais da região”, destaca Thomas Law, presidente do Ibrachina.
Ano Novo Chinês
As celebrações do Ano Novo Chinês em Foz do Iguaçu tiveram início em 2020, marcando o evento inaugural no Parque Nacional do Iguaçu e na Praça da Paz. Em 2023, o compromisso com a tradição foi reforçado com a sanção do Projeto de Lei nº 06/2023, integrando a “Celebração do Ano Novo Chinês” no calendário oficial de eventos da cidade.
Parque Nacional
As comemorações do Ano Novo Chinês também acontecerão no Parque Nacional do Iguaçu, no dia 10 de fevereiro, para autoridades chinesas e brasileiras e um grupo de jornalistas e influenciadores digitais. O intuito é divulgar o atrativo, onde estão as Cataratas do Iguaçu, e impulsionar o turismo local. Estão previstas apresentações da Banda Ibrachina Musical Project e do Grupo de Macau.
O Ano-Novo chinês segue um calendário lunar, adotado no país e que baseia nos 12 ciclos da Lua, o que dá em torno de 354 dias de duração.