Publicidade

Câmara analisa Projeto que cria programa “Universidade Constrói Foz”

Câmara analisa Projeto que cria programa “Universidade Constrói Foz”
Compartilhe

O texto pretende incentivar a participação dos acadêmicos de graduação em Arquitetura, Engenharia e Urbanismo no desenvolvimento do município
Adquirir experiência por meio da prática é o principal pilar para a construção de uma carreira sólida no mercado. Pensando nisso, está tramitando no Legislativo iguaçuense, o Projeto de Lei n.º 187/2025, que propõe instituir o programa “Universidade Constrói Foz”. A iniciativa visa  incentivar a colaboração de estudantes universitários das graduações em Arquitetura, Engenharia, Urbanismo e áreas correlatas no desenvolvimento de projetos de interesse público no município. O projeto está sob análise das comissões.

O texto, de autoria do vereador Soldado Fruet (PL), visa fomentar a aplicação prática e supervisionada do conhecimento acadêmico na resolução de desafios urbanos por meio de   projetos arquitetônicos e de engenharia para equipamentos públicos, como escolas, unidades de saúde, centros comunitários, espaços de lazer, praças e parques.

Os estudantes também terão a oportunidade de trabalhar na revitalização de áreas degradadas, na requalificação de espaços públicos e em estudos de viabilidade para novos empreendimentos municipais, além de mobilidade urbana, com foco em soluções para o transporte coletivo, ciclovias, calçadas e acessibilidade.

De acordo com a justificativa do Projeto, Foz do Iguaçu, em razão de sua vocação turística e da crescente demanda por infraestrutura urbana, oferece um ambiente ideal para o desenvolvimento dessas iniciativas.

A participação de estudantes no Programa não gera vínculo empregatício, funcional ou de estágio remunerado com a Administração Pública Municipal. Sua contrapartida é exclusivamente a concessão de horas complementares acadêmicas.

A proposta é que o Município possa firmar parcerias e convênios com Instituições de Ensino Superior (IES) para: recebimento, avaliação e aprovação de projetos apresentados por estudantes e professores, garantindo a sua viabilidade técnica e adequação às necessidades do Município.


Compartilhe