Estudantes brasileiros vencem maratona de programação da NASA
Um grupo de seis estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fez história ao vencer a maior maratona de programação do mundo, a Nasa Space Apps Challenge, e se tornar o primeiro time sul-americano a conquistar o prêmio na categoria Melhor Uso de Tecnologia. Eles derrotaram equipes de países como Estados Unidos, Índia, Austrália e Reino Unido com um projeto inovador que desenvolve uma inteligência artificial para identificar terremotos na Lua e em Marte, além de criar uma plataforma online para visualizar esses eventos.
O feito foi ainda mais impressionante porque o projeto foi desenvolvido em apenas dois dias, durante o evento realizado em outubro de 2024. O reconhecimento internacional levou o time, chamado 42 Quake Heroes, a ser convidado para visitar o Goddard Space Flight Center, em Washington, D.C., em junho de 2025, onde serão homenageados e conhecerão diretores da Nasa.
A competição reuniu mais de 93 mil participantes de 163 países, e o grupo da UFU também superou concorrentes de renomadas instituições brasileiras, como o ITA, IME, USP e Unicamp. Sem apoio financeiro de instituições públicas ou privadas, eles se destacaram como o primeiro time brasileiro e sul-americano a vencer a categoria, abrindo novos caminhos para a ciência e a tecnologia no Brasil.
“A gente quer mostrar que é possível e que as pessoas se inspirem na nossa história e que também tentem e sejam ousadas o suficiente para acreditar. Nós acreditamos que era possível e agora não só é possível como é realidade. O sentimento é inexplicável”, disse o líder do grupo, Gabriel Chayb.
Fonte: G1
📸: Reprodução / Dirco/UFU