IFPR Foz na 14ª Innovacities rende prêmiações

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu teve uma participação brilhante na edição de 2025 da InnovaCities – Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanas e Resilientes. Um estudante e uma professora foram premiados em diferentes categorias, numa competição internacional que envolveu pesquisadores de instituições de diversos países. O evento é uma das mais relevantes plataformas de promoção da inovação, empreendedorismo e debate sobre Cidades Inteligentes e Destinos Turísticos Inteligentes na América Latina.
Com o desenvolvimento do projeto independente denominado “Pietra, a Robô Social”, o estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), Vitor Gabriel Cagol Escobar, foi contemplado com o 1° lugar na categoria “Cidades Resilientes” e medalha de bronze na RICs Competition: categoria Médico Digital.
O principal objetivo da robô é apoiar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos níveis 2 e 3 de suporte, especialmente aquelas com maior rigidez cognitiva. Além disso, ela pode atuar como acompanhante de idosos e pessoas com deficiência (PCDs) e até mesmo desempenhar a função de recepcionista voltada à inclusão.
Vitor, que também é autista, explica que a robô Pietra está equipada com sensores nos ombros que permitem reconhecer movimentações no ambiente. Assim, ela consegue rastrear pessoas e mover o pescoço e os olhos para acompanhá-las, mantendo contato visual e tornando suas interações mais naturais e confortáveis. Ela também pisca os olhos e movimenta a boca ao falar, o que reforça sua expressividade. Além disso, possui um microfone no peito e alto-falantes que, aliados ao seu sistema de inteligência artificial embarcado, possibilitam a realização e manutenção de conversas sobre diferentes temas. Todas as interações são armazenadas em um banco de dados proprietário, que será otimizado futuramente para aprimorar ainda mais sua capacidade de comunicação e aprendizado.
Por estar no espectro, o acadêmico espera inspirar outros estudantes. “Acredito que eu possa incentivar mais os PCDs com esse prêmio e que eles possam acreditar que também podem ser muito capazes”, destaca Vitor.
Sustentabilidade na construção civil
O projeto “PCR BIO FIX – Cimento Portland com pó de resíduo da construção bioaditivado e CO₂ fixado” foi destaque na categoria Sustentabilidade Urbana e saiu em 3º Lugar na Competição InnovaCities de Inovação Regenerativa. A professora do curso Técnico em Edificações, Kathleen Dall Bello de Souza Risson, é vice-coordenadora da equipe que desenvolveu o projeto.
A equipe é composta, também, pela coordenadora Edna Possan (UNILA) e pelas colaboradoras Dayana Ruth Oliveira Pruner (UDC/PMFI), Melissa Pastorini Proença (IFPR), Sabrina Luana Dias Pereira (PPGIES – UNILA).
A professora Kathleen explica que o objetivo foi desenvolver um cimento tecnicamente similar ao convencional, mas com desempenho ambiental superior, a partir da combinação de um bioaditivo e resíduos da construção e demolição (RCD) que passaram pela mineralização de CO₂. “Com esse produto contribuímos com a economia circular e com vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e dentre eles a ODS 13 – ação Contra a Mudança Global do Clima”, destaca.
“Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho colaborativo entre pessoas e instituições que priorizou a construção sustentável e a redução dos impactos ambientais no setor da construção civil. Não podia estar mais satisfeita”, complementa.
Sobre o Innovacities
A edição de 2025 marca a 14ª realização do evento, reafirmando seu compromisso em transformar cidades em espaços mais sustentáveis, inclusivos, tecnológicos e resilientes para moradores e visitantes. Durante os dias 15, 16 e 17 de setembro, ocorreu uma programação diversificada, abordando IA, competições de Inovação e muito mais. A coordenadora do NIT, Lauisa Barbosa, participou de fóruns promovidos durante o evento cujo objetivo foi discutir estratégicas sobre os objetivos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) para o futuro de Foz do Iguaçu.