UNILA lança processo seletivo para o mestrado em Biociências

Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBC) da UNILA abriu as inscrições para o processo seletivo de alunos regulares para seu curso de mestrado. Conforme o edital que regulamenta a seleção, estão sendo disponibilizadas até 26 vagas, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2026. Do total de vagas, 12 são destinadas para ações afirmativas.
Podem participar do processo seletivo bacharéis, licenciados ou tecnólogos formados em Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Saúde Coletiva ou áreas afins. As candidaturas devem ser realizadas até o dia 24 de novembro, via SIGAA. Para poder se inscrever, o candidato precisa entrar em contato com o orientador pretendido e obter o aval e assinatura em seu plano de dissertação e atividades.
O processo seletivo será composto das seguintes fases: proficiência em língua inglesa; prova escrita em Biociências; e análise do Curriculum Vitae. De acordo com o cronograma da seleção, a divulgação do resultado final está prevista para até 25 de fevereiro de 2026.
Sobre o Programa
O PPGBC desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ciências Biológicas aplicadas à Saúde e à Biotecnologia. O objetivo é formar profissionais em nível de mestrado, com formação sólida e ampla em Biociências, capazes de atuar na docência, na indústria (pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços), na pesquisa científica e em agências reguladoras das áreas de saúde/biológica, em âmbito nacional e internacional, de acordo com a vocação da UNILA.
O Programa possui duas áreas de concentração: compostos bioativos e saúde; e mecanismos biológicos. A primeira compreende linhas de pesquisa das áreas de ciências básicas e aplicadas, que buscam elucidar mecanismos fisiopatológicos, visando encontrar novos compostos bioativos ou novas funções para substâncias conhecidas. Os objetivos são o desenvolvimento de potencial tratamento para diferentes patologias e a promoção da saúde. A segunda área compreende linhas de pesquisa que abordam mecanismos biológicos da fisiologia e do desenvolvimento embrionário; mecanismos envolvidos em processos de genética e de evolução; e mecanismos de micro-organismos que podem ser utilizados para estudos em relação à saúde humana ou ambiental.
Para outras informações, acesse a página do PPGBC.