Vestibular Agendado Uniguaçu 2026

20ª Feira do Livro Internacional de Foz do Iguaçu: incentivo à leitura para crianças e atrações para todos os públicos

20ª Feira do Livro Internacional de Foz do Iguaçu: incentivo à leitura para crianças e atrações para todos os públicos
Imagem: Assessoria/PMFI
Compartilhe

Oficinas, artistas circenses e obras literárias encantam os pequenos no evento, que segue até o próximo domingo (16)

O tempo colaborou e o público – especialmente o infantil – aproveitou o segundo dia da 20ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu – a FILFI, nesta sexta-feira (14). Oficinas, contações de histórias, mesas de debate, apresentações musicais, exposições e lançamento de livros de autores independentes foram algumas das atrações do evento, que continua até o próximo domingo (16).

A programação principal da feira está concentrada no Complexo Central de Grandes Eventos – que envolve as praças da Paz e Getúlio Vargas, Calçadão da Avenida Rio Branco, estações culturais Haroldo Alvarenga e Anamaria Teigão, e Fundação Cultural -, mas, aproveitando a vinda dos escritores, também estão sendo feitas uma série de atividades nos bairros, a fim de ampliar o acesso à cultura, à literatura e à arte para a comunidade iguaçuense.

A escritora peruana Gloria Kirinis abriu o segundo dia da feira, com a oficina Lavra Palavra, com o tema ar, movimento, transformação. A autora Aliã Wamiri Guajajara também ministrou uma oficina, que tratou “Uma vivência que une arte, ancestralidade e imaginação”.

O grupo Pisêres de Embaúba se apresentou ainda pela manhã, que também foi marcada por contações de histórias para os alunos da rede municipal de ensino. Na parte da tarde, os escritores Lucas Motta, Lhaisa Andria e Renata Demborguski fizeram um bate-papo, seguido pelo lançamento do livro “Moeda de troca”, de autoria do Lucas.

Quando uma história encanta

Também pela tarde, a escritora Penélope Martins atraiu a atenção de 60 crianças, falando sobre o seu livro mais recente “Quando minha mãe voou no 14 Bis”, e trouxe momentos de interatividade com histórias que misturam-se com as narrativas de suas memórias.

“A literatura brinca com a nossa imaginação, dá pra inventar muita coisa. Com as crianças é possível fazer esse exercício de imaginar o absurdo, já os adultos racionalizam”.

As professoras elogiaram a atividade. “Sem dúvida, é muito importante para eles estar num evento como esse, a oportunidade de ter acesso pela escola”, comentou Josiane Echeverria.

À noite, os grupos Afoxé e Griots apresentaram-se no palco da Praça da Paz, seguidos por uma mesa de debate com os autores Morgana Kretzmann, Luciana Ribeiro e Christian Schwarts.

Incentivo aos pequenos

As crianças são um dos públicos-alvo da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu e os pais e responsáveis têm aderido e incentivado essa participação dos pequenos.

“Estamos vivendo em um momento cujo consumo de leitura é muito pouco. Hoje muita gente prefere colocar as crianças na tela, e claro que isso vai atrair a atenção, mas penso que é possível encantar nossos filhos de outra forma. Enquanto eu puder, vou seguir procurando livros para a minha filha”, comentou a arquiteta Evelyn Rocha.

Gael de Abreu, 8 anos, veio acompanhado da mãe, Marley, para conhecer de perto a Feira do Livro. “Prefiro ler livro físico e passo isso para o meu filho. Competir com a tela (do celular) não é fácil, e como ele gosta de mangá dou apoio”, disse.

Jade Neves trouxe a pequena Chloe de 3 anos para escolher um livro no evento. “Eu leio muito e ela acompanha, mesmo não sabendo ler, segue o exemplo. Ela copia, e quero que continue assim”.

Organização e apoio

A Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu já é consolidada como um dos eventos culturais mais relevantes do Estado. A organização é da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Fundação Cultural.

A FILFI conta com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Turismo, Secretaria Estadual de Turismo, Senac, Sesc, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, Unioeste e Itaipu Parquetec.

Programação

14h / 15h – Contação de histórias – Nara Mattana – Estação Cultural Haroldo Alvarenga

14h – Apresentação circense – Auditório da Fundação Cultural

18h – Oficina de robôs – Estação Cultural Haroldo Alvarenga

19h30 – Mesa de debate – Dalton 100: o legado do vampiro – Fabiana Faversani / Christian Schwartz / Marcelino Freire – Mediador Tatjane Garcia – Palco da criação

21h20 – Show – Edson Cordeiro – Palco da Criação

Dia 15 (sábado)

9h / 12h – Oficina de escrita – José Ramon Castilho – Estação Cultural Haroldo Alvarenga

9h30 / 11h – “Tigre sin Alas” de Paco Manhães. Poeta Negro, tradutor de Manuel Zapata, Nicolás Guillén e Adelaide Ochoa – Flávia Dorneles / Iván Alejandro Ulloa Bustinza / Waldson de Almeida Dias – Estação Cultural Anamaria Teigão

11h / 12h30 – “Propósito de vida da pessoa idosa” – Cristina Ribeiro / Tiago Ribeiro / Jéssica Ketelin Marques da Silva – Mediador Cecília Oderich – Estação Cultural Haroldo Alvarenga

15h / 16h30 – Marrom e amarelo: identidades, justiça social e literatura – Paulo Scott / Sueli Crespa – Mediador Nelson Figueira – Estação Cultural Haroldo Alvarenga

15h / 17h – Teatro Lambe-Lambe – “Me mostra”- Entre Fronteiras Cia de Teatro – Jardim da Imaginação

16h – “Santos Dumont e os animais” – Troupe Luz da Lua – Palco da Criação

17h – Apresentação musical/dança – Homenagem Santos Dumont CTG Charrua

17h – Contação de histórias – Meu irmão é diferente – Anne Carolina Festucci – Hangar das palavras

17h / 18h30 – Mesa de debate – Lecturas para mujeres: o ativismo literário de Gabriela Mistral – Carola Sepúlveda / Glória Kirinus – Estação Cultural Haroldo Alvarenga

18h – Cozinha literária IFPR – Paola Stefanutti – Auditório da Fundação Cultural

18h – Sumô de robôs – Hangar das palavras

19h / 20h30 – Mesa de debate – “Reinvenção da palavra: da finitude a fé que move ficções” – José Eduardo Agualusa / Giovana Madalosso – Mediador Tatjane Garcia – Palco da Criação

Dia 16 (domingo)

10h / 11h30 – Roteiros de um anti-herói: da literatura ao cinema – Pedro Guerra – Mediador Ester Marçal Fér – Sala Estação Cultural Haroldo Alvarenga

10h / 12h – Teatro Lambe-Lambe – “Me mostra”- Entre Fronteiras Cia de Teatro – Jardim da Imaginação

10h – Orquestra – Maestro Vanderlei – Palco da Criação

15h – Contação de histórias – Meu irmão é diferente – Anne Carolina Festucci – Auditório da Estação Cultural Haroldo Alvarenga

16h – Lançamento da Cartilha de Trânsito Naipi e Tarobá – André Ribas – Estação Cultural Anamaria Teigão

17h / 18h30 – Histórias de uma vida fora de série – Paula Pimenta – Mediação Tatjane Garcia – Palco da Criação

19h – Coral – Cisne Branco – Escobar – Palco da Criação

19h – Exibição de curta-metragem – A origem do povo Mbya Guarani – Amílcar Ferro (Buenos Aires)

20h – Encerramento oficial

Mais informações pelo link: https://linktr.ee/Feiradolivrodefoz

Por ASSESSORIA

 


Compartilhe