Alunos de Ciência da Computação da Unioeste conquistam classificação para a Fase Nacional da Maratona de Programação

Alunos de Ciência da Computação da Unioeste conquistam classificação para a Fase Nacional da Maratona de Programação
Compartilhe

Neste sábado, 31 de agosto, alunos do segundo ano do curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, participaram da Maratona de Programação, realizada em Campo Mourão (PR). Eles celebram uma grande conquista: a classificação para a fase nacional da competição, que é a maior de programação da América Latina.
A equipe da Unioeste Foz do Iguaçu, nomeada “Pra Quem Tem Martelo Tudo é Unha”, destacou-se ao conquistar o primeiro lugar na fase regional do Paraná, quinto na região Sul, 44º no Brasil e 52º na América Latina. A competição reuniu mais de 1.400 equipes de diversos países da América Latina, incluindo 847 times brasileiros. A etapa regional do Paraná 19 equipes de instituições como UTFPR Toledo, UEM, UEL, Unicentro e Unespar.
Dyogo Romagna Bendo e Davi Eduardo Nunes, dois dos integrantes da equipe campeã, também se classificaram para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Eles conseguiram resolver 6 das 12 questões da prova, um feito que exigiu trabalho em equipe, dedicação e muita preparação, que incluiu a resolução de provas de anos anteriores e prática em plataformas de programação, como Codeforces.
O coordenador do curso de Ciências da Computação da Unioeste, Antônio Marcos Massao Hachisuca, comentou com entusiasmo sobre a conquista: “Essas conquistas e classificações são um indicador de que o nosso curso está formando ótimos profissionais, com conhecimentos sólidos em programação. Esperamos conseguir uma boa colocação na etapa nacional que será em novembro, em João Pessoa – PB.”
Dyogo Romagna Bendo, um dos integrantes do time, comentou sobre a experiência: “A prova em si foi muito desafiadora. Além dos problemas serem complexos, são 5 horas de prova, o que acaba sendo bem cansativo. Mas estamos felizes de termos conseguido avançar de fase mesmo com essas dificuldades.”

Compartilhe