Inscrições para o processo seletivo do curso de Música da UNILA terminam no domingo (4)
Podem participar candidatos que tenham feito o Enem entre 2019 e 2023 e não tenham tirado zero em redação.
O processo seletivo para o curso de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) recebe inscrições até o próximo domingo (4). Neste processo são ofertadas 19 vagas. Podem participar da seleção candidatos que tenham feito o Enem entre 2019 e 2023. Além das notas do Enem, o processo inclui uma prova de habilidades específicas. Inscrição e curso são gratuitos. As aulas começam em maio.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: pesquisa em música (5), canto (1), percussão (4), piano (4), violão (3) e criação musical (2). A UNILA reserva 50% do total de vagas para estudantes de escolas públicas, incluindo cotas para estudantes de baixa renda; pretos, pardos e indígenas (PPI); pessoas com deficiência (PCD); e quilombolas.
As informações completas e o link para a inscrição estão disponíveis no edital PROGRAD 03/2024 e seus anexos e na página da seleção para o curso de Música no site da UNILA.
Para a prova de habilidades específicas os candidatos deverão enviar um vídeo de uma apresentação musical que varia de acordo com a formação escolhida (veja o edital). Nesse ano, será possível informar, no formulário de inscrição, um link privado para o vídeo, armazenado em plataformas digitais, facilitando o processo.
A divulgação da classificação dos candidatos está prevista para 19 de fevereiro, quando tem início o prazo para apresentação de eventuais recursos. No dia 1° de março começa o período de pré-cadastro on-line para a matrícula, quando os aprovados deverão enviar os documentos para comprovação dos critérios estabelecidos em edital.
O curso
Criado em 2011, o curso de Música destaca-se por sua proposta de explorar as diversas interfaces entre a música popular e a música de concerto, a partir de manifestações musicais latino-americanas. O curso oferece subsídios para que os estudantes desenvolvam habilidades para atuar em diversas áreas e para dar continuidade a sua trajetória acadêmica em cursos de pós-graduação.