UNILA compartilha conhecimento científico com a comunidade no mês do Meio Ambiente

UNILA compartilha conhecimento científico com a comunidade no mês do Meio Ambiente
Compartilhe

Atividades de vários projetos de extensão relacionados ao tema serão desenvolvidas no Mercado Público Barrageiro e em Santa Terezinha de Itaipu 

 

Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Pró-Reitoria de Extensão da UNILA, em parceria com o Mercado Público Barrageiro e a Secretaria Municipal de Cultura de Santa Terezinha de Itaipu, preparou uma série de atividades que serão realizadas ao longo do mês por projetos de extensão relacionados ao tema, reforçando o compromisso da UNILA com a sustentabilidade e a interação com a comunidade.

 

Uma das atividades dirigida à comunidade local é a exposição “Natureza (re/a) presentada: Arte por quem estuda a vida”. A exposição reúne obras em diferentes técnicas e estilos, criadas por estudantes e egressos do curso de Ciências Biológicas – Ecologia e Diversidade, que traduzem em imagem, cores e formas a complexidade e a beleza – nem sempre óbvia – da biodiversidade. As obras, que fazem um convite à reflexão ética, estética e ecológica sobre a conservação da natureza e da vida, podem ser apreciadas no Mercado Público Barrageiro, até o dia 20 de julho.

 

Também no Mercado Barrageiro, o público terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre micro-organismos que estão presentes em nosso cotidiano e são importantes social e economicamente.  As atividades programadas pelos integrantes do projeto “Microlândia: o mundo microbiano” buscam ampliar, de maneira criativa, a compreensão de conceitos da microbiologia como biodiversidade, relação com seres humanos e alimentação e a importância dos micro-organismos.

 

No dia 12 de junho, a partir das 19h, o público poderá conhecer parte da Coleção de Cultura de Micro-organismos de Interesse Biotecnológico e Ambiental da UNILA, como fungos usados para produção de alimentos e antibióticos e bactérias. As informações sobre micro-organismos podem ser consultadas no perfil do projeto no Instagram.

 

No dia 20 de junho, a partir das 19h, será a vez das atividades do projeto “Tem Sapo na Rua”. O objetivo é levar informações sobre a importância ecológica dos anuros – grupo que inclui os sapos, rãs e pererecas – e as ameaças a sua biodiversidade. “Queremos desmistificar este grupo e provocar uma reflexão sobre como nossas ações individuais e coletivas afetam a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas”, diz o coordenador do projeto Michel Varajão Garey, docente da área de Biologia. Os anuros, lembra o docente, possuem uma grande variedade de funções ecológicas em ecossistemas terrestres e aquáticos. Eles ajudam, por exemplo, no controle das populações de insetos que transmitem doenças ou que prejudicam plantações.

 

O estande conta com material biológico – sapos, rãs e pererecas da Coleção de Anfíbios da UNILA, tanto girinos como adultos – material audiovisual e sonoro (canto dos anuros) e livros. Estudantes participantes do projeto fazer apresentações e esclarecem dúvidas das pessoas. O projeto também pode ser acompanhado pelo perfil no Instagram.

 

No Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade, de Santa Terezinha de Itaipu, os participantes das atividades irão receber informações sobre o uso adequado de plantas medicinais como coadjuvantes de tratamentos para hipertensos e diabéticos. Integrantes do projeto Raízes da Saúde estarão disponíveis para informações e esclarecimento de dúvidas sobre a identificação correta das plantas, qual parte deve ser usada (flor, raiz, folha, semente), o modo de preparo e a dose apropriada. A atividade será no dia 9 de junho, a partir das 14h30. O Centro Integrado fica localizado na Rua Iseu Bendo, 788. Conheça mais sobre o projeto no Instagram.

 

Programação:

 

06 de junho a 20 de julho

  • 19h – Abertura da exposição Natureza (re/a)presentada: Arte por quem estuda a vida, no Mercado Público Barrageiro

09 de junho 

  • 14h30  – Oficina Raiz da Saúde  – no Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade, em Santa Terezinha de Itaipu

10 de junho 

  • 14h – Mutirão Lixo Zero

12 de junho

  • 19h – Microlândia, no Mercado Público Barrageiro

13 de junho

  • 19h – Clube da Evolução, com uma coleção de réplicas de fósseis, no Mercado Público Barrageiro

14 de junho

  • 16h – Herbário Evaldo Butura (UNILA), Mercado Público Barrageiro

20 de junho

  • 19h – Tem Sapo na Rua, no Mercado Público Barrageiro

21 de junho  

  • 17h às 20h – Os invisíveis invertebrados aquáticos –  projetos “Conhecendo Aedes” e “Pira mañaha: o aquário da UNILA, no Mercado Público Barrageiro

28 de junho

  • 17h30 às 20h  – Exposição de exemplares de  insetos da Coleção Entomológica Danúncia Urban, no Mercado Público Barrageiro

Compartilhe